O curso Iconografia da Santíssima Trindade propõe, em cinco encontros, discutir a gênese e os desdobramentos da imagem bidimensional do dogma cristão. Como o artista da Protoigreja inicia sua jornada imagética até a aurora do século XV, início do Renascimento na Itália e organização do Reino Russo em Moscou. Não abordaremos a arte sacra dos séculos XV ao XX, dedicando nosso olhar diretamente a Cláudio Pastro, artista sacro brasileiro que atuou no limiar do século XXI.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Compreender como as imagens pictóricas nos afetam é objetivo dos primeiros encontros, para assim podermos entender os exemplos apresentados ao longo do curso. Analisaremos, com profundidade, uma obra do Renascimento italiano, da Igreja latina, a Trindade de Masaccio que está na igreja de Santa Maria Novella, em Florença. Em seguida, olharemos um ícone de Rublev, que foi e ainda é considerado o paradigma para os ícones ortodoxos da Trindade Santa. Por último, observaremos dois trabalhos de Pastro: um do início de sua carreira, que está no mosteiro de Itaici, e outro, quando já artista consagrado e que foi feito para a capela do Batismo, na Basílica de Aparecida. No outros encontros, percorreremos a história da imagem da Santíssima Trindade, desde os primeiros mosaicos e pinturas de Jesus, como se deram os primeiros experimentos da Trindade, até a consagração das imagens nas Igrejas latina e bizantina.
PROFESSORA
Christiane Meier é mestre em Ciências Humanas pela Universidade Santo Amaro, pós-graduada em História da Arte pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP/São Paulo), bacharel em Tradução pela Johannes Gutenberg Universität, Mainz/Alemanha. Membro-integrante e pesquisadora do Centro de Estudos Imagéticos CONDES-FOTÓS, dedicado à pesquisa da imagem, em especial à questão iconofotológica, tendo escrito diversos artigos publicados em revistas acadêmicas do país a respeito da questão imagética. É casada e vive em São Paulo, sua cidade natal.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Considerações sobre imagem sacra e religiosa
A imagem como Weltanschauung
A imagem sacra e a religiosa
A pintura acheiropoiétos
2. A iconografia da Santíssima Trindade
A gênese imagética da Trindade
A viabilidade pictórica do Verbo encarnado
3. Consagrações no século XV
A dificuldade da figuração da Trindade
A consagração de tipologias bíblicas
4. Século XV
Masaccio em Santa Maria Novella
Rublev no Mosteiro da Trindade
5. Séculos XX-XXI
Cláudio Pastro e o limiar do século XXI
Pastro em Itaici e Aparecida
A QUEM SE DESTINA
O conteúdo oferece embasamento para estudiosos de arte, historiadores, profissionais ligados à literatura e à comunicação social, a religiosos, a pesquisadores, a professores que pretendam desenvolver o tema em sala de aula, bem como a profissionais de todas as áreas, a estudantes universitários e a interessados em geral.
INFORMAÇÕES
Período: 6, 13, 20, 27 de novembro e 4 de dezembro de 2019.
Aulas: 19h00 às 21h30 (intervalo para o café)
Carga horária: 13 horas
Valor: R$ 300,00 (só o curso) ou R$ 350,00 (curso + o livro da autora que versa sobre o assunto) à vista ou em 2x no cartão)
Inscrições: cursos_inscricoes@condesfotosimagolab.com.br
Informações: (11) 4663-7067
Local: Colégio Maria Imaculada
Endereço: Av. Bernardino de Campos, 79 – Próximo ao Metrô Paraíso (sentido Avenida Paulista)