Curso

ICONOGRAFIA, ICONOLOGIA, ICONOFOTOLOGIA: OS MISTÉRIOS QUE SE ESCONDEM NA IMAGEM E NO HOMEM

A partir de 19 de fevereiro de 2019, às 19h

Que tal conhecer todos os segredos imagéticos  escondidos em uma tela como a de Bailly?  

O curso pretende fazer mais que uma apresentação e conceitualização de iconografia, de iconologia (a partir de Panofsky) e de iconofotologia (a partir de Jack Brandão), mas fazer com que os alunos façam uma viagem pelo mundo escondido do referencial imagético que se perdeu desde o século XVIII, quando o Iluminismo, conhecido como Século das Luzes, relegou ao ostracismo toda uma epistéme da imagem que havia sido construída há séculos e fazia parte de uma grande mescla cultural que havia sido construída desde tempos imemoriais. Assim, empregando o conceito de Belting de Nachleben (pós-vida) das imagens, pretendemos dar suporte teórico-imagético àqueles que têm na imagem seu ferramental de pesquisa, de trabalho, ou mesmo para aqueles aficionados em temas congêneres.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Apresentar não só as origens dos conceitos iconografia, iconologia e iconofotologia, bem como suas particularidades e emprego, tendo à luz desse processo a questão imagética, de modo particular a sacra e seu desenvolvimento ao longo dos séculos; 

Demonstrar como se deu o incremento sígnico imagético por meio da apropriação de tempos extemporâneos, por diferentes períodos;

Relacionar o papel desempenhado pela imagem, inserida em um determinado tempo, e como se fazia e se faz sua leitura, ao longo dos séculos;

Apresentar os gêneros imagéticos dos séculos XVI, XVII, XVIII, como o emblemático, e sua possível relação com nossa contemporaneidade. 

 

PROFESSOR

 

Jack Brandão

 

Doutor pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisador da arte medieval, renascentista e seiscentista, de modo especial de sua recepção pelo leitor hodierno; desenvolvendo o conceito de iconofotologia, com o qual mantém sua linha de pesquisa. Autor de livros acerca do tema, bem como de artigos referentes ao assunto em revistas acadêmicas do Brasil e do exterior; poeta e romancista. Coordenador do Centro de Estudos Imagéticos CONDES-FOTÓS, além de editor da revista acadêmica Lumen et Virtus.  

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Teremos, ao longo das aulas do curso, momentos específicos em que serão abordados diferentes autores, suas obras e teorias, bem como diversas análises imagéticas, efetuadas de maneira instrumental.

Assim, as aulas terão uma dinâmica própria, em que não é possível precisar o conteúdo diário. No entanto, TODOS os seguintes autores serão abordados e trabalhados em sala: ALBERTI, AUERBACH, BARTHES, BELTING, DIDI-HUBERMAN, FOUCAULT, GOMBRICH, HORAPOLO, JACK BRANDÃO, JUNG, PANOFSKY, PETER BURKE, RIPA, VASARI, dentre outros.

 

 A QUEM SE DESTINA

O conteúdo oferece embasamento para estudiosos de arte, historiadores, profissionais ligados à literatura e à comunicação social, a religiosos, a pesquisadores, a professores que pretendam desenvolver o tema em sala de aula, bem como a profissionais de todas as áreas, a estudantes universitários e a interessados em geral.

 

INFORMAÇÕES

Período: 19, 26 de fevereiro; 12, 19, 26 de março; 2, 9, de abril de 2019.

Aulas: 19h00 às 22h00 (intervalo para o café)

Carga horária: 21 horas

Valor: R$ 500,00 à vista ou R$ 600,00 (em 3x no cartão)

Inscrições: cursos_inscricoes@condesfotosimagolab.com.br

Informações: (11) 4663-7067

Local: Colégio Maria Imaculada

Endereço: Avenida Bernardino de Campo, 79 – Próximo ao Metrô Paraíso (sentido Avenida Paulista)